Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

Na Terça-feira, dia 15, eu a Cássia Furtado e a nossa orientadora – Lídia Oliveira - realizamos a primeira reunião com o  Agrupamento de Escolas de Aveiro. O objectivo desta reunião era apresentar o projecto e propor uma parceria para o Projecto Biblon.  

A reunião decorreu na escola João Afonso em Aveiro, sede do Agrupamento, com a educadora Teresa Sousa.

O convite para uma parceria estendeu-se a profissionais que trabalham com crianças do 1º ciclo, crianças e professores bibliotecários.

Apresentou-se o projecto, reforçando que objectivo central do projecto é potenciar as leituras através de livros de papel (ou digitais, como complemento) e, criar um meio que seduza as crianças a fim de desenvolver as competências de leitura.

Referiu-se a intenção de efectivar a primeira reunião Focus Group (a realizar brevemente), através da qual se espera perceber o que as crianças fazem depois de ler os livros: se fazem recontagem – falada ou através de filmes, se fazem desenhos, se continuam a história, etc. Espera-se também identificar as cores que preferem, como interpretam ícones, desenhos, e o mecanismo da relação de interacção.

Durante a reunião ficamos a saber que o agrupamento possui 5 escolas de 1º CEB (Glória, S. Jacinto, Vera Cruz e Barrocas) sendo que, 4 têm biblioteca escolar e apenas uma não tem (S. Jacinto), por ter dimensões mais reduzidas. No entanto, é apoiada pela biblioteca itinerante (suportada pela Câmara Municipal).

Ficou assente a realização de um protocolo entre a Universidade de Aveiro e o Agrupamento de Escolas de Aveiro e ainda que seriam mencionados os nomes de todos os envolvidos. Concordou-se também que, no final da colaboração, as crianças envolvidas receberão um “diploma” de participação.

Ficou  também agendada para o dia 6 de Janeiro a próxima reunião, com os participantes a ser envolvidos (excepto as crianças), para uma apresentação mais extensa do projecto, das ideias-chave e ainda de alguns exemplos similares ao projecto Biblon. Nesta reunião espera-se entender quais os serviços que serão interessantes implementar, do ponto de vista de quem trabalha no 1º Ciclo.

Ainda na Terça-feira, eu e a Prof. Lídia contactamos o Centro de Infância Arte e Qualidade, na Universidade de Aveiro, com o intuito de lá realizar a reunião de Focus Group com crianças que formem um grupo piloto que me ajude a pensar em vários factores na fase de arranque do projecto. Este contacto tem como pressuposto agilizar o mais rapidamente possível este processo pois considera-se que neste período de pausa lectiva do Natal as crianças terão mais disponibilidade temporal e, também, por constrangimentos do calendário de investigação do Projecto. Junto a este contacto foi enviada também a folha de autorização por parte dos pais para que todos os procedimentos necessários possam ser realizados. Actualmente aguardamos resposta que, esperamos que seja breve e positiva.




Sobre mim
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Artigos recentes

Apresentação do projecto ...

Questionário

Recruta de parceiros

Desenho metodológico

Actividade Projecto de Di...

Actividade de Seminário #...

Proposta de Índice Provis...

Actividade PdD

Síntese das funcionalidad...

Actividade de Seminário #...

Arquivo

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Arquivado em

todas as tags

participar

participe neste blog

blogs SAPO
subscrever feeds