Segunda-feira, 26 de Outubro de 2009

Actividade Projecto de Dissertação #3

 

» Quem serão os participantes no meu estudo? Como serão seleccionados?
Os participantes do estudo a realizar serão crianças na faixa etária do público-alvo estabelecido, ou seja, entre os 6 e os 10 anos, a frequentar o 1º ciclo do ensino básico. Será interessante ouvir ainda a opinião dos professores e funcionários da biblioteca escolar. Considerando as delimitações do público-alvo, os participantes deste estudo poderão ser todos os alunos, professores e funcionários de uma escola básica pré-seleccionada.

» Que dados necessito para o meu estudo?
Os dados principais a obter para este estudo centram-se essencialmente na opinião das crianças acerca da interface e da sua interactividade (o que gostaram ou não, o que pensam das cores, das animações e dos sons) e, no seu desempenho aquando o uso da ferramenta. Será importante perceber também quais funcionalidades mais gostaram, que tarefas não conseguiram realizar, e o que esperavam obter e não encontraram.

» Como vou recolher os dados para o meu estudo? Que instrumentos preciso de adaptar/criar/validar e aplicar?
Os dados poderão ser recolhidos numa escola do 1º ciclo de ensino, na fase inicial e “semi-final” do projecto. Na fase inicial, será interessante realizar um focus group para perceber quais as perspectivas, ideias, percepções e atitudes dos participantes acerca do projecto e, posteriormente, será importante realizar testes de usabilidade junto dos utilizadores para recolher informação acerca dos factores a melhorar. Considerando que os dados a recolher se centram na funcionalidade e usabilidade do portal, provavelmente serei eu a realizar a recolha e análise dos mesmos, pois serei eu a desenvolver todas as alterações necessárias à interface.
Os dados serão recolhidos através de testes de usabilidade com um pequeno número de tarefas e, de  inquérito/questionário. Caso seja pertinente, este será seguido de entrevista, pois desta forma é possível esclarecer dúvidas acerca das respostas fornecidas anteriormente. Desta forma, será mais fácil obter uma triangulação dos dados. Enquanto investigadora, necessitarei de grelhas de observação e escalas de avaliação.


O focus group inicial poderá servir também para adaptar o vocabulário de acordo com o usado pelos participantes, o que se torna importante considerando que serão maioritariamente crianças.
Antes da recolha de dados, será importante responderem a algumas questões, nomeadamente a idade, o sexo, o ano de escolaridade/habilitações e ainda, os hábitos de leitura, o grau de literacia tecnológica, a frequência de uso da internet e a frequência de uso de serviços semelhantes ao que vai ser testado.




Sobre mim
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Artigos recentes

Apresentação do projecto ...

Questionário

Recruta de parceiros

Desenho metodológico

Actividade Projecto de Di...

Actividade de Seminário #...

Proposta de Índice Provis...

Actividade PdD

Síntese das funcionalidad...

Actividade de Seminário #...

Arquivo

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Arquivado em

todas as tags

participar

participe neste blog

blogs SAPO
subscrever feeds