Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2009

Segue-se o desenho metodológico do meu projecto, que inclui o modelo de análise, as técnicas de recolha de dados e os respectivos participantes.

 

Relativamente as fases de recolha de dados, conforme pode ser visto aqui, irão decorrer em dois momentos, nomeadamente:

 

Fase 02 - Requisitos e Funcionalidades ---  Dezembro '09

Estudar os requisitos/necessidades do utilizador final

 

» Sessão de recolha de dados através de Questionário*1

» Sessão de recolha de informação através de Focus Group

 

Fase 05 - Teste ---  Previsto para semana 01 e 02 de Abril '10

Teste com utilizador final

 

» Sessão de teste de usabilidade

» Sessão de recolha de informação através de Focus Group

Modelo de Análise

*1Este questionário será publicado brevemente.

 

Técnicas de Recolha de Dados (Por ordem de realização)

 

Participantes
As sessões decorrerão numa escola do Agrupamento de Escolas de Aveiro e no Centro de Infância Arte e Qualidade*2, com 12 crianças (no total), de ambos os sexos, entre os 6 e os 10 anos (cerca de 3 crianças por ano de escolaridade).

 

*2 Neste momento estamos à espera de confirmação

 

Questionário 

Recolha de dados acerca dos utilizadores (idade, sexo, ano de escolaridade) e ainda, os hábitos de leitura (ou seja, tipo de livros que gostam, autores preferidos, onde obtêm os livros que lêem – através dos pais ou bibliotecas) e se daí resultam actividades como teatros/representações, desenhos, recontagem/composições, etc; averiguar se têm computador com ligação à Internet em casa; o grau de literacia tecnológica, a frequência de uso da internet (assim como os sites favoritos e as razões de tal) e a frequência de uso de serviços semelhantes ao que vai ser testado, ou seja, se costumam ver livros na Internet.
O questionário é composto por respostas fechadas com escalas de exclusão (sim e não) e de escolha múltipla.


Focus group 

Conversa aberta, com potenciais utilizadores finais (com observação).
1. Cada criança desenha a interface de uma biblioteca digital;
2. Anota o que pensa que lá deveria constar;
3.Opina sobre exemplos apresentados (orientação através de um questionário).

 

Teste de usabilidade
- A realizar em campo (ambiente não controlado), com observação directa e não participativa;

 

- Técnicas de teste: Cognitive walkthrough (walking through the interface). Os participantes irão percorrer um módulo específico da aplicação, com o objectivo de realizar tarefas concretas;


- Contextual Inquiry  - Entrevista informal, semi-estruturada, com o objectivo de recolher dados sobre o ambiente de uso e sobre o processo de interacção.

 

Focus group

Entrevista em grupo (moderada por mim), com utilizadores-finais, cujo objectivo é a troca de experiências e discussão sobre as experiências de utilização do produto. Caso se justifique, será realizado registo vídeo.

 

 

Mais uma vez agradeço á minha orientadora, Prof. Lídia Oliveira pela ajuda dispensada.




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