Segunda-feira, 26 de Outubro de 2009

Abaixo junto uma análise das funcionalidades dos produtos que referi aqui.
Em síntese, concluo que em apenas dois deles (analisei 5) existe a noção de rede social, de partilha de agregação de livros e amigos.

O site da Biblioteca Digital Instituto Camões agradou-me pela diferença de opções que dispunha, nomeadamento o facto de, após ouvir a história, ser possível responder a questões (interactivamente), acerca da mesma.

A Biblioteca de livros digitais parece-me um bom exemplo, pois disponibiliza obras online, com áudio, partilha de histórias e possibilita a criação de uma versão pessoal da mesma história. Para além disto, assemelha-se mais com o que se pretende construir, uma vez que é o unico que possui registo e a noção de rede social de amigos e partilha de informação.

Os portais da Colecção de Literatura Júnior e Gramofone possuem caracetristicas interessantes, nomeadamente ao nível dos gráficos mas, na minha opinião, deviam centralizar mais os utilizadores no seu site, disponibilizando algumas obras online e não remetendo sempre para a sua livraria online.
No entanto, possuem recursos práticos, como os exercicios e a sugestão de contactar com o autor das obras.

Nesta breve análise, adicionei um novo projecto, o ICDL - International Children's Digital Library.

 

ICDL


Conforme descrevem Bim, Salgado, Sampaio, Quental, & Souza, no seu artigo "O uso de uma Biblioteca Digital Infantil como ferramenta de apoio ao ensino"*, o ICDL é um projeto da Universidade de Maryland que teve início em 2001. O objectivo da sua criação consistia no objectivo de "criar uma biblioteca digital com obras de literatura infanto-juvenil em diferentes línguas e de diversas culturas que pudesse ser disponibilizada para crianças do mundo todo", cujo público-alvo são as crianças dos 3 ao 13 anos, e ainda pais, professores e pesquisadores das áreas de literatura, informática, etc. Neste artigo, é ainda referido que o site da ICDL é o resultado de um trabalho cooperativo entre adultos e crianças, nomeadamente seis crianças entre os 7 e os 11 anos que trabalharam como co-designers para desenvolver e avaliar as interfaces.

Este portal é bastante completo, permite registo para que, na página pessoal de cada utilizador possam estar associados livros, comentários e ainda fazer o upload de desenhos.

 

Análise:

 



* Bim, S. A., Salgado, L. C. d. C., Sampaio, A. L., Quental, V. d. S. T. D. B., & Souza, C. S. d. (2007). O uso de uma Biblioteca Digital Infantil como ferramenta de apoio ao ensino [Electronic Version], 13. Consultado a 23 de Setembro 2009, em http://clihc.org/2007/papers/BibliotecaInfantil_ID2_longpaper.pdf




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